quinta-feira, 28 de julho de 2011

Extinção da Secretaria de Educação a Distância

Matilde.

Analisando a decisão da Presidente da Republica em extinguir a Secretaria de Educação a Distância, no que parece prematura aos olhos de muitos articuladores do assunto, vejo a possibilidade de reverter a situação em beneficio a nova modalidade de ensino, pois migrando os projetos da Secretaria de Educação a Distância para Secretaria de Educação Básica ou de Ensino Superior e com a ideia de que, com o crescimento da modalidade, ela passe a ser gerida pelas secretarias convencionais, com as mesmas medidas para as modalidades presenciais e a distância, isto traz para a modalidade igualdade, podendo servir para diminuir as desconfianças que ainda pairam na mente das pessoas ao escolher um curso de EaD.

6 comentários:

  1. Acredito que a EAD tem muito percurso a percorrer na busca pela igualdade com o ensino presencial, pois o alunado é bastante diversificado e para a EAD ele deve possuir competências específicas tais como: gestão de organização (quando, como e onde estudar), comprometimento (interesse no desenvolvimento da atividades), auto avaliação (perceber o quê deve priorizar em seus estudos - dificuldades), senso crítico (procurar analisar as respostas ofertadas), etc.
    Para igualar a EAD ao ensino presencial devemos primeiro preparar nossos alunos para que desenvolvam estas competências, pois só assim eles terão um ensino de qualidade.
    O sucesso depende quase que exclusivamente do interesse do aluno.

    A motivação para realizar o ensino a distância, sem a interferência direta dos professoreseducando deve ter caracteristicas específicasum senso seja uma

    ResponderExcluir
  2. A relação interpessoal entre professo e aluno no ambiente virtual, é que vai direcionar o aluno à assumir a responsabilidade administrativa e se auto disciplinar, a questão de tempo de estudar, prazo de entrega das atividades, pois nesta relação existem as mesma regras, os mesmo combinados do ensino presencial, pois não será a falta do olho- no -olho do professor X aluno que mudará o cumprimento dos compromissos com a disciplina, uma boa relação vai harmoniza o contexto do processo suprindo as dificuldades do aprendizado

    ResponderExcluir
  3. O modo de ensinar à aprender hoje se encontra em um processo de transição, mudando valores e conceitos no processo do ensino e aprendizagem, resultando em mudança do comportamento humano na busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Na relação interpessoal aluno X professor no ensino a distancia, o impacto poderá ocorrer através da resposta positiva ou negativa, talvez o maior impacto é o próprio aprendizado, pois o que chama mais atenção no ensino a distancia é a concretização e alcance do aprendizado sem a presença do professor, por mais que se tenha um direcionamento do ensino e que promete um resultado é sempre uma surpresa o resultado positivo não que se duvidasse da capacidade do aprendizado mas pela insegurança ainda existente naqueles que ingressam no ensino a distancia.

    ResponderExcluir
  5. SOLIDÃO NO ENSINO A DISTANCIA
    Temos um sentimento de solidão sempre que nos encontramos sós, talvez a nossa necessidade de viver em comunhão com outro ser, isso nos dá a sensação de vazio pela falta de capacidade de auto geri nossos atos, saímos do colo materno para escola onde lá encontramos o professor que psicologicamente fazemos uma transferência de afinidades e esses valores nos acompanham na vida pré- adulta e adulta o que só será superado com um bom suporte escrito ou falado deixado pelo professor nas plataformas de ensino a distancia.

    ResponderExcluir
  6. EDUCAÇÃO A DISTANCIA QUEBRANDO BARREIRAS

    Cada ser humano é único. O ensino a distancia alcança pessoas de culturas e faixa etárias diferentes já que quebra as barreiras do tempo e fronteiras demográficas.

    ResponderExcluir