domingo, 7 de agosto de 2011

COMENTARIOS A BLOGS EDUCACIONAIS

A partir do acompanhamento dos blogs concluir que:

Interagir virtualmente através de alguns blogs, foi uma experiência muito construtiva, conheci posicionamentos novos que enriqueceu meu conhecimento com relação educação a distancia, alem de que fiquei mobilizada com os blogs que acompanhei, onde pude verificar o comprometimento das pessoas com a educação a distância, principalmente com uso de tecnologia avançada.

Uma experiência que vivenciei foram as aulas virtuais, os famosos vídeo aulas, achei perfeitos, isentos de falhas humanas, pois podem serem corrigidos antes da transmissão, o mesmo acontece com os depoimentos nos blogs escritos cuidadosamente, longe das linguagens dos internautas (gírias dos bate papos).

Os assuntos em debates, são bem comuns, uma corrente se formando pelos adeptos à modalidade, por nela encontrar as facilidades pelo conforto do acesso a partir suas casas, do trabalho, a questão econômica também é muito prestigiada na escolha de um curso em EaD, pois alem dos cursos serem mais baratos, também o aluno não terá o dispêndio com transportes, estacionamentos, alem dos riscos evitados em sair de casa, a questão da segurança nas ruas é muito questionada quando se pensa na escolha de um curso presencial noturno.

A legalização da Educação a Distancia está em déficit, visto que a legalidade na espécie ainda é muito embrionária, como tudo que é virtual, e o pouco que foi criado foi tirado, no caso da extinção da Secretaria de Ensino a Distancia. Todavia não será por falta de legislação que a modalidade não funcionará, visto que em matéria de normas podemos recorrer ás aplicações da legislação por analogia, é o que parece já existir um direcionamento no caso da Secretaria ora extinta, com a idéia que a mesma será gerida pelas secretárias convencionais.



Estes são os blogs que acompanhei por 4 semanas.

01-http://porsimonemedeiros.blogspot.com/2011_07_01_archive.html,

O blog da Simone Medeiros, é bem direcionado parra educação a distância, nele alem de encontrar seus artigos e comentários, pude ler posicionamento de outros colegas do mesmo curso que eu estou participando.

02- http://www.educacaoadistancia.blog.br/proposta-preve-ensino-a-distancia-para-aluno-deficiente/ - Este blog me mobilizou, pelas lutas da inclusão, o projeto de Lei para estender a educação a distância aos portadores de necessidade especiais.


03- http://denapedagogia.blogspot.com/2011_03_01_archive.html - para este blog denominei de “caderno das meninas universitárias”, um blog de alunos que interagem em debates e conferências de tarefas do curso de pedagogia a distância.

http://anabeatrizgomes.blogspot.com/ - o Blog da Ana foi possível ver a seriedade de como ela manuseia as informações sobre ensino e a preocupação de que o ensino a distância não seja elitizado como no passado, mas que tenha o alcance de todos, para tanto se faz necessário política de dispêndio de meios tecnológico de acesso para todos, quando vivemos em um pais que falta caderno e lápis, precisamos pensar que a substituição por equipamento tecnológico tem custos mais altos, mas com a possibilidade de uso coletivo que pode se tornar mais acessíveis que lápis e caderno.

2 comentários:

  1. Muito interessante o segundo blog sobre a inclusão social.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE,

    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo seu blog, ficou ótimo !
    No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas. Vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.
    As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica, trazendo grande impacto sobre a Educação, desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno.
    Com tudo isso a educação não pode mais ficar alheia às novas tecnologias, se faz mais que urgente a inclusão tecnológica, que realmente seja acessível a todos, independente de raça, cor, credo ou posição social.

    ResponderExcluir